Filhos do paraíso: a ética no mundo infantil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43458Resumo
O propósito deste estudo é perceber a experiência da infância no filme Filhos do paraíso (1997). Um filme iraniano, dirigido por Majid Majidi, com direção de fotografia de Parviz Malekzaade, baseado em fatos reais, que nos conta a história de dois irmãos, Ali (9 anos) e Zahra (6 anos), os quais dividem um mesmo par de tênis para ir à escola. Muitas questões são tratadas no filme mostrando-nos o olhar da criança que a todo tempo se mostra solidária e capaz de se posicionar perante as dificuldades que a vida lhes apresenta. O espaço geográfico é o da periferia, que retrata bem os problemas de infraestrutura. São também levantadas questões humanísticas relativas ao amor, à ética, à honestidade, à solidariedade e ao companheirismo. Encontramos nessa família, e nos personagens coadjuvantes, importantes reflexões nesse sentido, principalmente sobre a dignidade no enfrentamento da pobreza e do sonho com um futuro melhor. Ainda é possível observar na película a importância do pai e dos vínculos afetivos na constituição do sujeito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
ROURE, G. Q. de; DA GUIA SILVA, N. M. Filhos do paraíso: a ética no mundo infantil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 183–198, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43458. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43458. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).