Casa Verde: do plantio à colheita – pedagogia no quintal
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42303Resumo
Este artigo originou-se do desejo de que os fazeres e os saberes vivenciados na Escola Casa Verde, Aparecida de Goiânia, Goiás/Brasil, ultrapassassem os muros da Escola. Trabalho baseado em muitos anos de estudos e prática. Planejado na tentativa de romper com a pratica tradicional desde o início. Nesse fazer, a comunidade escolar e as crianças vivem a experiência de lapidação feito pedra preciosa na direção do sonhado. Este texto tem como objetivo apresentar a Escola, descrever o processo criativo do trabalho pedagógico e justificar a quebra de paradigma na linha de atuação que tece a dinâmica escolar. Contudo, sabemos que as palavras fogem, deixam de alcançar a dimensão do objeto observado. A riqueza do vivido ultrapassa a capacidade do registro. O principal, nessa tarefa, é afirmar que a Casa Verde troca a inércia repetidora por experiências e acontecimentos vinculados à vida que pulsa fora dos muros da escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-15
Como Citar
RIBEIRO ABREU, M. do C.; LIMA, E. M. de; LIMA, J. B. de. Casa Verde: do plantio à colheita – pedagogia no quintal. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 299–315, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42303. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).