História da ciência e mediação: a importância da história para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38307Resumo
Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica e fará parte da dissertação para conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás. Foram utilizadas como fontes obras e artigos de autores pertinentes ao tema trabalhado. O objetivo proposto é atentar para o conceito de mediação não só dentro das teorias da aprendizagem, mas também dentro do ensino de história, e analisar a história como mediadora do conhecimento científico. O texto está estruturado de forma a, primeiro, conceituar a mediação dentro da teoria vigotskyniana, depois, entender a mediação no ensino de história e, por último, compreender a história da ciência como mediadora para o ensino de ciências. Concluímos que é possível diminuir a distância entre o aluno e a ciência utilizando a história da ciência como mediadora, pois essa última insere o aluno no contexto histórico das descobertas e desmistifica a ideia de cientistas e ciência imutáveis e lineares, humanizando-os como seres concretos e de interesses políticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
BOAVENTURA, K. de J.; MEDEIROS, W. de A. História da ciência e mediação: a importância da história para o ensino de ciências. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 143–157, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38307. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38307. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).