Aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para introdução dos conteúdos de química e biologia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38306Resumo
A teoria de aprendizagem significativa (TAS) de Ausubel coloca que algumas condições são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, entre elas destacam-se aqui duas: uma é a de que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo e a outra é que o aprendiz manifeste disposição positiva para aprender. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências de ensino fundamentadas na TAS que visam atuar como facilitadora da aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho foi relatar parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Passo Fundo. Esta visou desenvolver e aplicar uma UEPS para introduzir de forma interdisciplinar o tema Nutrição, selecionado pela escola-alvo. A partir deste tema os professores escolheram como alimento foco o leite e construíram um mapa conceitual (MC), de maneira a terem um panorama dos aspectos e conteúdos a abordar. Nesta etapa da pesquisa foi construída a UEPS envolvendo os conteúdos iniciais da serie e, também, um material de apoio para os alunos. Os organizadores prévios empregados foram um vídeo sobre produção leiteira e reportagens que tratavam de assuntos relacionados ao leite, em especial os nutricionais. Emergiram desta etapa as principais classes bioquímicas (carboidratos, vitaminas etc.) as quais serviram de base para enfocar os conceitos básicos na etapa introdutória da química orgânica como as representações estruturais. A avaliação foi realizada ao longo da intervenção didática por meio da observação dos questionamentos feitos pelos alunos e envolvimento nas atividades e ao final, com a construção de um MC. Pode-se observar que os alunos interagiram bem com as atividades que discutiram situações do contexto. Nos MC, no geral, observou-se a construção de relações entre conceitos bioquímicos de modo interdisciplinar. A partir da análise das atividades de sistematização, evidenciou-se a aprendizagem dos conceitos desenvolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-26
Como Citar
RONCH, S. F. A. D.; ZOCH, A. N.; LOCATELLI, A. Aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para introdução dos conteúdos de química e biologia no ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 129–142, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38306. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38306. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).