Organização da atividade de ensino a partir do desenho universal de aprendizagem: das intenções às práticas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38148Resumo
Este trabalho propõe estudar a organização da atividade de ensino, considerando que no movimento da inclusão escolar ela assume um papel relevante nas discussões sobre práticas inclusivas. Diante desta temática, elenca como problema de pesquisa: de que forma a organização da atividade de ensino em um livro digital, subsidiado pelo desenho universal de aprendizagem, pode revelar a intencionalidade do professor para inclusão de alunos com deficiência no contexto do ensino regular? Almeja apresentar como objetivo geral desenvolver um livro digital que contemple a organização da atividade de ensino a partir dos princípios do desenho universal de aprendizagem. E como objetivos específicos: apresentar o referencial teórico acerca da organização da atividade de ensino subsidiada pelos princípios do desenho universal de aprendizagem; bem como, a longo prazo, analisar o processo de organização da atividade de ensino do professor que atua na inclusão do aluno com deficiência e, elaborar, em regime de colaboração com a prática pedagógica do professor, um livro digital que evidencie o planejamento de atividades escolares de caráter inclusivo. Como encaminhamento metodológico, sugere realizar uma pesquisa qualitativa e colaborativa, utilizando como fonte de coleta de dados questionários, entrevistas, documentos da escola e intervenção pedagógica, as quais serão analisadas como episódios amparados por unidades de análise: identificação das características do contexto, programa de intervenção pedagógica e avaliação do trabalho desenvolvido diante das atividades de ensino organizadas junto ao docente e sua intencionalidade com a prática inclusiva. Pressupõe que a organização da atividade de ensino que considere os pressupostos do desenho universal de aprendizagem poderá contribuir com o êxito das práticas inclusivas, bem como a produção de livro digital com estes princípios auxiliarão os docentes em sua prática pedagógica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
PRAIS, J. L. de S.; ROSA, V. da F. Organização da atividade de ensino a partir do desenho universal de aprendizagem: das intenções às práticas inclusivas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 35–50, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38148. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).