Gênero textual notícia jornalística: sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual
Resumo
Esta pesquisa tem o propósito de oferecer subsídios que possam contribuir para o ensino de Língua Espanhola às pessoas com deficiência visual, visando o preparo para a realização de exames seletivos no acesso ao Ensino Superior como ENEM e exames vestibulares, utilizando para isso o Sistema Braille e recursos tecnológicos como software leitor de tela. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com um grupo de alunos do Instituto Roberto Miranda de Londrina-PR, instituição que trabalha com ensino de pessoas cegas e de baixa visão, verificando e promovendo intervenções quanto ao domínio da leitura interpretativa do gênero textual notícia digital em espanhol, com análise dos princípios e procedimentos da Teoria dos Gêneros Textuais na vertente do interacionismo sociodiscursivo. Os instrumentos utilizados foram entrevista, focalizada e observação. O produto educacional resultante caracteriza-se por uma sequência didática que, aplicada, proporcionou aos alunos com deficiência visual uma melhor aquisição de conhecimentos da Língua Espanhola para fins específicos, neste caso, os exames seletivos para acesso ao Ensino Superior. Foram consideradas as necessidades reais dos alunos, o nível em que se encontravam e a verificação dos objetivos para o domínio da leitura interpretativa. Houve a aplicação de um simulado cujos resultados positivos obtidos foram uma maior apreensão e interesse pela leitura e conteúdos, levando a projeções de novas possibilidades de encontros entre ensino de língua estrangeira e a pessoa com deficiência visual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-13
Como Citar
RANDETI, D. G.; ROSA, V. F. da. Gênero textual notícia jornalística: sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 331–339, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38038. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).