Pesquisa em aulas de ciências: um desafio aos professores dos anos escolares iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37986Resumo
O ensino de ciências pode possibilitar às crianças a apropriação de conhecimentos que as habilitem a ler o mundo a sua volta e atuar nele de forma consciente, crítica e responsável. Quando o ensino acontece por meio da pesquisa, potencializa o aprendizado, levando o aluno a pensar, debater, justificar suas ideias e aplicar seus conhecimentos em situações novas. O Ensino com pesquisa tornou-se um foco de interesses educacionais diante da necessidade de inovar as propostas de ensino dessa área, em especial, porque as aulas têm se limitado à reprodução de conceitos científicos e memorização de terminologias, descaracterizando a ideia de ensinar Ciências para crianças de forma significativa e ativa (BIZZO, 2000). Nesse sentido, os professores necessitam de uma formação que os ajudem a trabalhar a partir de temas que sejam significativos para os alunos e a problematizá-los, visando proporcionar o interesse pelos conhecimentos científicos. Este trabalho apresenta, em linhas gerais, uma proposta de um processo de formação continuada de professores de ciências para os anos escolares iniciais, cujos professores possam construir novos/outros significados para a prática pedagógica, tornando-os autores de sua própria prática, baseada em princípios filosóficos e metodológicos do ensino por investigação. O objetivo geral é promover o desenvolvimento de cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e autores de sua própria prática, de modo que considerem os interesses das crianças, levando em conta suas experiências e vivências cotidianas e educativas. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e se organiza por meio de encontros pedagógicos, onde se discutem a relevância dos conteúdos de ciências, as atividades investigativas, planejamento de atividades que propiciem às crianças vivenciarem situações práticas e prazerosas, enquanto aprendem ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-09
Como Citar
SOARES, G. F. A.; GONÇALVES, T. V. O. Pesquisa em aulas de ciências: um desafio aos professores dos anos escolares iniciais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 143–149, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37986. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37986. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).