Projeto em Língua Espanhola: ultrapassando fronteiras
Resumo
Este trabalho, realizado durante as aulas da disciplina Organização de Contextos de Educação Escolar, no Programa de Mestrado Profissional Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida em um bairro de Aparecida de Goiânia-GO, em ambiente educativo informal, o Projeto Arte e Vida. O objetivo da pesquisa foi levantar dados que subsidiassem uma proposta, integrando os membros desse projeto e a comunidade do bairro. A coleta de dados realizou-se por meio de pesquisas na internet, conversas informais e uso de um questionário. Todo o levantamento foi direcionado à área de atuação das pesquisadoras, professoras de Língua Estrangeira (LE) – Espanhol, do Ensino Básico de escolas públicas que pretendiam verificar a situação da LE naquele contexto. Os resultados obtidos apontaram que o contato com outra língua se limita às escolas, e que há uma carência de conhecimento, por parte dos participantes, sobre a cultura dos povos hispanofalantes e de suas relações com o Brasil. Tais resultados deram origem a uma proposta intitulada Projeto em Língua espanhola: ultrapassando fronteiras, que tem como objetivo principal desenvolver um curso de Espanhol, em parceria com o Arte e Vida e com ênfase em uma perspectiva intercultural.Downloads
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Publicado
2015-10-08
Como Citar
BUZACCHELLI, J. F. de S.; SELLANES, R. B. G. Projeto em Língua Espanhola: ultrapassando fronteiras. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 219–232, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37952. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
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