Dez anos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: a contribuição da pesquisa para a educação básica Edda
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i2.37939Resumo
Neste artigo apresentamos dados e reflexões sobre a caminhada de dez anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, em especial, do curso de Mestrado Profissional alocado nesse programa. A finalidade é focalizar a concepção e o processo de construção de um mestrado profissional no âmbito da pós?graduação que abarque profissionais das áreas de Biologia, Física, Química e Matemática. Analisamos os dados coletados em documentos do Programa e junto a um grupo de 56 egressos desse curso. Os dados revelam as motivações dos egressos para frequentar o curso e os impactos da pesquisa na prática profissional. Discutimos o foco do Mestrado Profissional, centrado no desenvolvimento profissional dos participantes (professores formadores, egressos e alunos do curso), enfatizando que a formação do professor para o exercício de sua atividade profissional, embora seja um processo que começa com a formação inicial, envolve múltiplas etapas e, em última análise, está sempre em construção. Tratamos ainda de algumas implicações da formação de professores como pesquisadores da própria prática, em que estes vivenciam uma situação especial ao cursarem o Mestrado Profissional. Afinal, têm a oportunidade de conhecer e utilizar pesquisas acadêmicas, mas fazem sua própria pesquisa com a finalidade de melhorar sua prática. Revelamos ainda alguns indicativos de desenvolvimento profissional dos egressos do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-08
Como Citar
CURI, E.; AMARAL, L. H. Dez anos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: a contribuição da pesquisa para a educação básica Edda. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 59–76, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i2.37939. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37939. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).