Educação inclusiva e prática pedagógica: um estudo de caso com professores de alunos com deficiência mental no ensino fundamental

Autores

  • Elaine Cristina Batista Borges de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26669

Resumo

A presente pesquisa analisou os caminhos utilizados por professores do ciclo II do ensino fundamental, de uma unidade escolar da região de Marília, no trato com a inclusão dos alunos com deficiência mental. Para isso, investigou a prática pedagógica e os métodos utilizados para amparar, adaptar e incluir os alunos com problemas cognitivos nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem em salas regulares do ensino fundamental. Demonstrou-se, assim, a condição do aluno incluído, em particular, dos alunos com deficiência mental, com abordagens das principais leis e teorias sobre o tema, em relação às ações pedagógicas existentes nos discursos dos professores para uma prática educacional não segregadora. Entre as conclusões da pesquisa aparece a constatação da existência de um distanciamento entre a teoria e a prática pedagógica dos docentes quanto à ação inclusiva, bem como o desinteresse em efetivar ações pedagógicas para uma prática em favor dos alunos com necessidades educativas especiais.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Batista Borges de Oliveira

Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília, 2012.

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Publicado

2013-10-01

Como Citar

OLIVEIRA, E. C. B. B. de. Educação inclusiva e prática pedagógica: um estudo de caso com professores de alunos com deficiência mental no ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rp.v22i2.26669. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26669. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade na Escola