Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina , Zona da Mata de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16310Resumo
Ensinar História é um desafio enfrentado no dia a dia do professor. Cabe a ele socializar, em sua prática docente, os conhecimentos adquiridos durante sua experiência profissional, frente aos obstáculos diários enfrentados nas salas de aula, criando a possibilidade de tornar o ensino de História mais próximo e interessante ao educando. Não existem fórmulas preestabelecidas, mas um conjunto de habilidades que podem e devem ser colocadas em prática pelo professor em suas aulas. A este profissional cabe a função de ensinar e, ao mesmo tempo, produzir a História, principalmente aquela que possibilite ao educando interagir mais diretamente com o que é ensinado, como meio de aproximar cada vez mais o aluno da história de sua localidade e da sua vivência. Neste artigo, iremos abordar o uso do ensino baseado na história local como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas, ao mesmo tempo, a um ensino de história comprometido com a formação social do estudante e com o debate acerca de temas fundamentais de toda uma comunidade, como a preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico. Utilizaremos, como estudo de caso, o município de Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais, que, a partir dos anos de 2008, decretou obrigatoriedade do ensino de história local em suas escolas municipais.Downloads
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Publicado
2011-11-24
Como Citar
NOGUEIRA, N. A. da S.; SILVA, L. N. Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina , Zona da Mata de Minas Gerais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 242, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16310. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/229. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
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