Literatura na escola: prática de interpretação?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v17i2.6178Resumo
O objetivo deste trabalho é refl etir, a partir da observação de uma experiência escolar, sobre a relação do aluno-leitor com o texto literário mediada pela escola. Considerando certa incompatibilidade entre os discursos literário e pedagógico, a pretensão é avaliar se os jovens alunos alcançam a interpretação, mesmo se a prática leitora é determinada e controlada por um mecanismo de avaliação e seleção como o processo seletivo vestibular. Além do entrecruzamento dos discursos literário e pedagógico, entra na trama um terceiro discurso, o histórico, uma vez que o texto lido, o romance Pão cozido debaixo de brasa, é construído com base em um fato verídico.Downloads
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Publicado
2009-05-07
Como Citar
CRUVINEL, M. de F. Literatura na escola: prática de interpretação?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 144, 2009. DOI: 10.5216/rp.v17i2.6178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/135. Acesso em: 19 dez. 2024.
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Artigos
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