O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses

Autores/as

  • Anderson Ribeiro Oliva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9864

Resumen

As imagens que povoam os cenários mentais dos estudantes brasileiros e portugueses sobre a África e os africanos foram construídas tanto por suas experiências de vida como pelas cenas que diariamente lhes são apresentadas pelos mais diversos meios de comunicação visual. O presente artigo objetiva identificar se parte da produção de livros escolares de História utilizados nas escolas da educação básica nesses espaços atlânticos contribuiu, de forma significativa ou não, para a construção de uma leitura mais adequada acerca daquele continente ou de suas trajetórias históricas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Ribeiro Oliva

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Publicado

2010-05-11

Cómo citar

OLIVA, A. R. O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 214, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9864. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/9864. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos