O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9864Abstract
As imagens que povoam os cenários mentais dos estudantes brasileiros e portugueses sobre a África e os africanos foram construídas tanto por suas experiências de vida como pelas cenas que diariamente lhes são apresentadas pelos mais diversos meios de comunicação visual. O presente artigo objetiva identificar se parte da produção de livros escolares de História utilizados nas escolas da educação básica nesses espaços atlânticos contribuiu, de forma significativa ou não, para a construção de uma leitura mais adequada acerca daquele continente ou de suas trajetórias históricas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-05-11
How to Cite
OLIVA, A. R. O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 214, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9864. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/9864. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).