Concepções de ciência e cientista de alunos do ensino fundamental

Autores

  • Rosemeri Pimentel Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil, rosemeripimentel@gmail.com
  • Jonas Cegelka da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, jonas.silva@iffarroupilha.edu.br https://orcid.org/0000-0002-8492-6702
  • Raquel Fernanda Ghellar Canova Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, raquel.canova@iffarroupilha.edu.br https://orcid.org/0000-0003-0948-899X

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81358

Resumo

O referido trabalho investigou as concepções de ciência e cientista de alunos das séries iniciais (3° e 5° ano) e finais (6° ao 9° ano) do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Santa Rosa/RS. Ressalta-se a importância da temática considerando que, muitas vezes, essas concepções, quando entendidas de forma equivocada, não contribuem para a aprendizagem, além de poderem levar os alunos ao desinteresse pelas aulas de ciências. A pesquisa é de caráter exploratório e a construção dos dados aconteceu mediante questionário respondido pelos alunos. Esses questionários diferiram em algumas perguntas, considerando o diferente nível dos alunos, mas, o objetivo deles permaneceu o mesmo. Da análise dos dados, pode-se afirmar que os alunos possuem algumas concepções equivocadas do trabalho científico, como aquelas que reforçam a imagem individualista e de crescimento linear da ciência. Por outro lado, no contexto da pandemia da Covid-19 em que a pesquisa foi desenvolvida, a maior parte dos alunos entende a importância da ciência e do cientista no desenvolvimento das vacinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeri Pimentel, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil, rosemeripimentel@gmail.com

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza; Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande
do Sul, atuando na cidade de Santa Rosa.

Jonas Cegelka da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, jonas.silva@iffarroupilha.edu.br

Doutor em Educação em Ciências; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Farroupilha, Campus Santa Rosa.

Raquel Fernanda Ghellar Canova, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Rosa, Rio Grande do Sul Brasil, raquel.canova@iffarroupilha.edu.br

Mestra em Geografia; Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha,
Campus Santa Rosa.

Downloads

Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

PIMENTEL, Rosemeri; SILVA, Jonas Cegelka da; CANOVA, Raquel Fernanda Ghellar. Concepções de ciência e cientista de alunos do ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 267–279, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81358. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81358. Acesso em: 5 dez. 2025.