O Estágio Supervisionado em Educação Infantil: a desarmonia entre o cuidar e educar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74874Resumen
O presente artigo está inserido na perspectiva do Estágio como espaço de pesquisa e tem como objetivo investigar
o nexo entre cuidar e educar na Educação Infantil, na relação crianças profissionais da educação. Cuidar e educar
estão presentes em diferentes momentos da história da Educação Infantil, desde uma visão assistencialista até as
recentes legislações, mostrando-se a principal identidade da etapa e por conta das especificidades das crianças. O
Estágio é um espaço de pesquisa permanente e também uma das formas de manter a escola e o ensino superior em
diálogo e um momento de formação inicial e continuada, a relação entre a formação docente e o estágio, e também
da unidade entre teoria e prática. O referencial conta com documentos normativos: Currículo em Movimento do
Distrito Federal (2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, 2010). Nos
embasamos ainda em Curado Silva (2019) para os estudos do Estágio enquanto práxis pedagógica e Pasqualini e
Martins (2008) para tratar sobre o binômio cuidar educar. Identificamos uma desarmonia que colabora com a falta
de identidade do profissional que ali se encontra, com o próprio objetivo da Educação Infantil e por fim,
prejudicando o desenvolvimento integral, corroborando com a visão adultocêntrica da Infância.