Princípios da gestão democrática e participativa na educação infantil pública
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74867Resumen
Este artigo objetivou analisar as relações coletivas que se dão nas instituições formais de ensino e, especificamente,
das instituições de Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que estes espaços possuem a função de
democratização dos conhecimentos que compõe o legado humano-genérico, cabe-nos questionar: em que medida
as relações humanas que lhe são inerentes expressam uma participação coletiva e democrática dos múltiplos
sujeitos que os integram? Em outras palavras, indagamos: há gestão democrática nas instituições de Educação
Infantil? Para nos aproximarmos deste objeto de estudo, realizamos uma revisão bibliográfica, de forma a discutir
acerca dos conceitos epistemológicos da gestão democrática e participativa, bem como da materialidade prática
do trabalho na perspectiva de incorporação da concepção fundamentada na participação colegiada ou coletiva.
Além disso, desenvolvemos um movimento investigativo sobre a gestão democrática na Educação Infantil,
alcançando a análise dos discursos apresentados por algumas professoras em relação ao papel da gestão nesse
espaço público. Infere-se que a gestão democrática e participativa faz parte de uma luta em prol de um projeto de
educação pública e de qualidade socialmente compartilhada.