Princípios da gestão democrática e participativa na educação infantil pública

Autores/as

  • Maria José Pereira de Oliveira Dias Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mjpgoster@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74867

Resumen

Este artigo objetivou analisar as relações coletivas que se dão nas instituições formais de ensino e, especificamente,
das instituições de Educação Infantil. Partindo do pressuposto de que estes espaços possuem a função de
democratização dos conhecimentos que compõe o legado humano-genérico, cabe-nos questionar: em que medida
as relações humanas que lhe são inerentes expressam uma participação coletiva e democrática dos múltiplos
sujeitos que os integram? Em outras palavras, indagamos: há gestão democrática nas instituições de Educação
Infantil? Para nos aproximarmos deste objeto de estudo, realizamos uma revisão bibliográfica, de forma a discutir
acerca dos conceitos epistemológicos da gestão democrática e participativa, bem como da materialidade prática
do trabalho na perspectiva de incorporação da concepção fundamentada na participação colegiada ou coletiva.
Além disso, desenvolvemos um movimento investigativo sobre a gestão democrática na Educação Infantil,
alcançando a análise dos discursos apresentados por algumas professoras em relação ao papel da gestão nesse
espaço público. Infere-se que a gestão democrática e participativa faz parte de uma luta em prol de um projeto de
educação pública e de qualidade socialmente compartilhada.

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Biografía del autor/a

Maria José Pereira de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mjpgoster@ufg.br

Doutora em Educação (PUC Goiás); Professora Efetiva na Universidade Federal de Goiás, lotada no
Departamento de Educação Infantil/CEPAE.

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

DIAS, M. J. P. de O. Princípios da gestão democrática e participativa na educação infantil pública. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 163–181, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74867. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74867. Acesso em: 19 dic. 2024.