Políticas Públicas de Educação: um debate epistemológico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74595Resumen
Este texto traz um estudo epistemológico no campo das políticas públicas de educação com ênfase no campo
multidisciplinar. O objetivo é analisar o conhecimento nessa área a partir da delimitação de estudos sobre as
políticas educacionais. A pesquisa tem por base a obra de Janete Maria Lins de Azevedo (1997) e do estudioso
Stephen J. Ball (2011). Acrescentamos o exame crítico de três artigos publicados em revistas especializadas. Tais
fontes de pesquisa foram fundamentais devido à abordagem teórico-metodológica que os autores adotaram em
suas pesquisas. Foram analisadas as correntes teóricas com base na produção sobre as políticas públicas de
educação no contexto da reforma do Estado brasileiro neoliberal. Com isto, adotamos o método materialismo-histórico-dialético criado por Marx (1999; 1998). As análises apontam que as políticas públicas de educação se
inserem num contexto histórico determinado por relações de poder assimétricas; as bases epistêmicas das políticas
educacionais são complexas e transdisciplinares, o que torna essa área um campo multidisciplinar; e a produção
do conhecimento contemporâneo acerca das políticas educacionais, no cenário do neoliberalismo vem dominando
a relação Estado x Academia, reduzindo o investimento estatal no campo do financiamento para a investigação
científica.