Mobile learning e o uso de apps como proposta para o ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i2.67099Resumen
Este artigo apresenta reflexões sobre a mobile learning e o uso de apps para a elaboração de estratégias de ensino para os professores de Ciências. Temos como intuito publicizar a análise desenvolvida de apps, gratuitos e em língua portuguesa, que podem ser utilizados nas aulas de Ciências e Biologia da Educação Básica. Realizamos um levantamento na loja de apps da Google Play Store®, com a palavra-chave: “Biologia”. Após a identificação e análise, encontramos 42 apps potenciais para o Ensino de Ciências em contexto escolar. Estes foram categorizados de acordo com a tipologia (vídeo ou animação, simulador, conjunto de exercícios, material de consulta de informações, livro ou outro); nível de ensino (Ensino Fundamental anos iniciais ou anos finais e Ensino Médio); temática e conteúdos. Os apps abordam as seguintes temáticas e conteúdos: Anatomia e Fisiologia Humana (Sistema Nervoso, Sistema Digestório, Sistema Circulatório, Sistema Locomotor, Sistema Respiratório); Biologia Celular (Célula Procarionte, Eucarionte, Vegetal, Animal e Bacteriana) e Taxonomia dos Seres Vivos. Visamos a contribuir para o desenvolvimento de novas experiências educativas e formativas, pois compreendemos que pelo uso de novas estratégias de ensino, com base nas tecnologias digitais, nos processos de ensino e aprendizagem, o professor também se constitui e (re)significa sua docência.Descargas
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Publicado
2020-12-17
Cómo citar
DUTRA, P.; BERVIAN, P. V.; DA COSTA GÜLLICH, R. I. Mobile learning e o uso de apps como proposta para o ensino de Ciências. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 121–136, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67099. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67099. Acesso em: 26 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Tecnologias Digitais na Educação Básica
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