As mídias sociais na prática do professor
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65111Resumen
As novas tecnologias digitais modificam não só a visão de mundo de seus usuários, mas também as suas habilidades cognitivas, instaurando novas relações sociais e formas de aprender. Este trabalho é sobre a utilização de mídias sociais, especificamente as redes sociais, em favor do processo de ensino-aprendizagem, e sobre como o professor se vale destas ferramentas em sua prática pedagógica. Por se constituir um espaço de interação e compartilhamento de informações e conhecimentos entre diferentes usuários, as redes sociais vêm se tornando cada vez mais significativas na vida das pessoas e uma prática bastante comum na sociedade tecnológica. Partindo desses enunciados, definiu-se como objetivo geral investigar a utilização das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem mais interativo e colaborativo. Para tanto, foram aplicados questionários com 45 alunos e realizada entrevista com uma professora de uma turma de ensino médio de uma escola particular de Imperatriz (MA). As possibilidades de ensino são multiplicadas quando se utilizam essas ferramentas digitais, e, com o estudo de caso, foi possível constatar a presença, a aceitação e o potencial da utilização das redes sociais no desenvolvimento de competências nos alunos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-08-19
Cómo citar
DE PAULO MOURA, K. M.; OLIVEIRA DE CARVALHO, L. As mídias sociais na prática do professor. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 158–176, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65111. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65111. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).