Por uma didática mídia-educativa

Autores/as

  • Joana Sobral Milliet Doutoranda em Educação pela PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65103

Resumen

O artigo apresenta subsídios para se pensar caminhos em direção a uma didática mídiaeducativa usando como metodologia a revisão bibliográfica motivada pelos resultados de uma pesquisa extensa realizada nas escolas municipais do Rio de Janeiro. A partir da constatação – ancorada pelos dados da pesquisa – de que as escolas ainda não incorporaram em suas práticas as principais diretrizes postas hoje pelo campo da Mídia-educação, aborda a importância do letramento midiático para a formação de cidadãos que possam se relacionar de forma crítica e criativa com as mídias e relata as barreiras elencadas por pesquisadores para a implementação das TIC nas escolas. Por fim, o artigo aponta um caminho a partir da construção de políticas públicas mídia-educativas com diretrizes claras e mecanismos que garantam sua implementação na didática em sala de aula, incorporando fundamentalmente: 1 - infraestrutura; 2 - formação continuada de professores; 3 - incentivos para que os professores implementem a política, com autonomia para criarem práticas pedagógicas diversas, liberdade para a invenção e espaço para o erro.

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Publicado

2020-08-19

Cómo citar

SOBRAL MILLIET, J. Por uma didática mídia-educativa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 63–75, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65103. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica