O conceito variável de literatura

Autores/as

  • Ofir Bergemann de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v16i1.6279

Resumen

Neste artigo, propõe-se uma discussão sobre o relativismo histórico do conceito de literatura a fim de servir de argumento para apoiar a opinião favorável quanto à inclusão de textos ditos literários na aprendizagem de línguas estrangeiras. Serão considerados os seguintes fatores: não há uma essência da literatura; textos literários nada têm em comum a não ser o uso da linguagem; a qualificação de literário é determinada por razões éticas, sociais e ideológicas; a definição de literatura depende da maneira pela qual um texto é lido e não da natureza do texto; a leitura é uma das habilidades comunicativas que devem ser desenvolvidas no ensino de línguas estrangeiras.

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Biografía del autor/a

Ofir Bergemann de Aguiar

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Publicado

2009-05-18

Cómo citar

AGUIAR, O. B. de. O conceito variável de literatura. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 89–96, 2009. DOI: 10.5216/rp.v16i1.6279. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/6279. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos