Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

  • Etiene Caroline Farias de Mello
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60195

Resumen

Este artigo traz a proposição de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação, objetivando demonstrar que esses recursos usados nos laboratórios de informática da escola podem ser promissores ao ensino de língua inglesa, fazendo reflexões sobre o uso, criação e compartilhamento de recursos educacionais abertos (REA), como incentivo à autoria, autonomia e colaboração entre alunos e professores. Utilizou-se da revisão bibliográfica para explorar o tema em questão, juntamente com a análise documental da BNCC para a elaboração das atividades. Conclui-se que incentivar os alunos a criarem REA, por meio do uso do computador e da internet, além de promover a pesquisa, é uma forma de despertar a criatividade por meio da autoria e da reflexão sobre o uso ético das informações disponíveis na internet. Palavras

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Biografía del autor/a

Etiene Caroline Farias de Mello

Mestre em Ensino com área de concentração em Linguagens, Tecnologias e Cultura pela Unioeste (2018).

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

MELLO, E. C. F. de; BOSCARIOLI, C. Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 120–132, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60195. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60195. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios