Atividades de Letramento Crítico em Inglês para a Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Patrícia Miranda Medeiros Sardinha Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i1.60193

Resumen

É de extrema relevância que a escola disponibilize atividades didáticas que extrapolem âmbitos meramente conteudistas e despertem questionamentos de ordem social e recorrentes no cotidiano dos alunos. Como resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em práticas educativas, foram desenvolvidas atividades para o público da Educação de Jovens e Adultos que utilizam a perspectiva de leitura do Letramento Crítico (LC), que é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com o intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade. O presente texto tem por objetivo apresentar o caderno de atividades que foi elaborado com unidades didáticas contendo gêneros textuais multimodais (canções, charges e vídeos curtos) em Língua Inglesa, com intenção de levantar reflexões sobre o tema pluralidade cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Professora de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

SARDINHA, P. M. M. Atividades de Letramento Crítico em Inglês para a Educação de Jovens e Adultos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 85–101, 2019. DOI: 10.5216/rp.v30i1.60193. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60193. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O ensino de línguas estrangeiras em múltiplos contextos: perspectivas e desafios