Leitura de poesia na escola: uma aproximação possível

Autores/as

  • Deusa Castro Barros

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v19i1.5981

Resumen

O presente artigo discute a prática da leitura do gênero poético, suas especifi cidades e seus desdobramentos no Ensino Fundamental. O trabalho foi realizado com duas turmas de 7º ano, no Cepae/UFG, mediante a leitura do livro Compêndio para uso dos pássaros, de Manoel de Barros. Tomou-se como diretriz a idéia de que a prática de leitura de poesia precisa ser revestida da exploração dos elementos lúdicos presentes no texto, fazendo desses elementos o mote para a refl exão dos temas. Concluímos que a recepção estética de poesia deve ter um lugar na escola, uma vez que a poesia é parte relevante da cultura humana e permite um gesto de atualidade em qualquer idade do mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deusa Castro Barros

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Publicado

2009-04-16

Cómo citar

BARROS, D. C. Leitura de poesia na escola: uma aproximação possível. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 13–24, 2009. DOI: 10.5216/rp.v19i1.5981. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/5981. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos