Gramática da Fantasia: a criatividade e a produção de textos na EJA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57113Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar os desdobramentos de uma experiência de produção de textos na aula de português para educação de jovens e adultos, analisando, especificamente, marcas de oralidade que, de modo comum, manifestam-se no texto escrito dos estudantes no nível básico. Trata-se de atividade retirada do livro Gramática da Fantasia, de Gianni Rodari (1982), obra que, ainda hoje, mostra-se bastante pertinente para o trabalho com língua materna centrado no exercício da linguagem e não apenas na prática metalinguística. O referencial teórico para análise dos resultados ancora-se nos estudos funcionalistas de Eugenio Coseriu (1980), mas também conta com as orientações da linguística aplicada ao ensino de língua materna de UCHÔA (2007), AZEREDO (2007) e BITTENCOURT (2010). Nesse sentido, a atividade propicia a reflexão sobre a importância da criatividade, tomada como propriedade essencial da própria linguagem, fundamental ao desenvolvimento da competência linguística discente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-02-08
Cómo citar
PORTE, D. Gramática da Fantasia: a criatividade e a produção de textos na EJA. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57113. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57113. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).