Três poetas de visita à sala de aula - Proposta didática para o 2º Ciclo do Ensino Básico Português
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i2.57106Resumen
À semelhança dos conteúdos de um currículo, também as sugestões de leitura na sala de aula são reguladas pelos documentos programáticos que, para além de fixarem os textos, determinam os modos e as formas como eles devem estimular as diferentes competências de leitura e veicular, ainda, marcos de referência da nossa identidade histórica, cultural e literária. No caso específico do 2º ciclo do Ensino Básico, esse corpus está balizado não apenas pelas orientações contidas no programa, mas também, no acervo do Plano Nacional de Leitura. Não obstante esta prescrição, será viável que outros materiais didáticos e outros textos que suportam o desenvolvimento das competências de leitura possam aparecer na cena pedagógica em sala de aula? No tocante ao texto poético, cuja expressividade não é tão marcante por entre os textos que os alunos leem na sala, será possível propor textos de autores clássicos? Esta proposta persegue, pois, esse rumo ao sugerir a utilização didática de três textos poéticos muito distintos, de diferentes autores que não cabem, tradicionalmente, no escopo de leituras para esta faixa etária e maturidade leitora. São eles Natália Correia, Ary dos Santos e Manuel Alegre. Poderão estes textos constituir soluções de leitura literária dentro e/ou fora da sala? Conseguirão ser entendidos como propostas válidas? Atendendo a que cada texto proporciona horizontes de expetativas singulares, permitindo, por isso, oportunidades distintas de desenvolvimento de conhecimentos, competências e visões do mundo, lograrão eles constituírem-se como textos válidos no domínio da educação literária para este ciclo de ensino?Descargas
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Publicado
2019-02-08
Cómo citar
CUSTODIO, P. B. Três poetas de visita à sala de aula - Proposta didática para o 2º Ciclo do Ensino Básico Português. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/rp.v29i2.57106. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57106. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê: O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola: caminhos e possibilidades nos estudos de linguagem
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