A filosofia como disciplina curricular no contexto da educação brasileira: aspectos metodológicos e históricos ancorados nas teorias de currículo

Autores/as

  • Letícia Maria Passos Corrêa Professora de Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na SEDUC/RS.
  • Neiva Afonso Oliveira UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52788

Resumen

O artigo apresenta discussões sobre o papel da disciplina Filosofia no contexto educacional brasileiro. São abordados, no texto, dois pontos centrais: a discussão relativa a como ensinar Filosofia e um breve relato da história recente da disciplina Filosofia na Educação Brasileira. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa qualitativa e bibliográfica com base nas teorias de currículo abordadas na obra de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo e de estudiosos sobre o Ensino de Filosofia, como Mário Sérgio Cortella, Jorge Dutra e Ronai Rocha. O estudo aponta para a necessidade de se pensar o status da disciplina Filosofia, no atual momento, no ensino médio, e visa defender a necessidade de compreender os processos que a disciplina enfrenta a fim de refletir acerca do papel da Filosofia para os jovens de hoje na educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Maria Passos Corrêa, Professora de Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na SEDUC/RS.

Licenciada em Filosofia, Mestra e Doutora em Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Federal de Pelotas, e Professora de Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na SEDUC/RS.

Neiva Afonso Oliveira, UFPel

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre e Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Filosofia pela UFSC e Professora/Orientadora no PPGE/UFPel.

Publicado

2018-05-02

Cómo citar

CORRÊA, L. M. P.; OLIVEIRA, N. A. A filosofia como disciplina curricular no contexto da educação brasileira: aspectos metodológicos e históricos ancorados nas teorias de currículo. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52788. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52788. Acesso em: 19 dic. 2024.