¿Cómo puede la tecnología contribuir a la integración de alumnos con necesidades especiales a la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en aulas inclusivas?

Autores

  • Núria Rosich Sala Universidad de Barcelona.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52746

Resumo

Os avanços tecnológicos e em especial os digitais, tem contribuído de forma importante no ensino e aprendizagem da matemática. O uso da tecnologia não é novo, há muito tempo, a utilização das “calculadoras” já havia sido incorporada nas salas de aula. Posteriormente, com o desenvolvimento dos ambientes digitais, favoreceu-se a criação de software específico, para o aluno sem alguma necessidade educativa especial. A criação de programas concretos e de aplicação para alunos com necessidades educativas especiais inseridos em salas de aula inclusivas ocorreram muito mais recente. Entres os diversos software que podemos encontrar para estes alunos podemos citar: cibervoz, infovox etc., para alunos cegos. Apresentamos, aqui, a rápida evolução que tem experimentado a criação e o uso das chamadas “novas tecnologias” TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino e aprendizagem da matemática nos níveis obrigatórios em aulas inclusivas. Mostraremos também como nosso grupo tem evoluído na inserção das novas metodologias para aulas inclusivas. E de igual forma exporemos as distintas investigações que realizamos com os ambientes de aprendizagem digital para alunos com necessidades especiais (surdos, cegos etc.) e que nos mostraram a eficácia deles.

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Biografia do Autor

Núria Rosich Sala, Universidad de Barcelona.

Doctora en Ciencias Matemáticas por la Universidad de Barcelona. Professora de Didáctica de las Matemáticas, Departamento de Didáctica de C. Experimentales y la Matemática, Universidad de Barcelona.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

SALA, N. R. ¿Cómo puede la tecnología contribuir a la integración de alumnos con necesidades especiales a la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en aulas inclusivas?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52746. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52746. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade