A recontextualização pedagógica para o uso de recursos audiovisuais no ensino de Ciências

Autores/as

  • Mariana dos Santos Ribeiro Alves Professora de Biologia da rede privada de ensino
  • Maylta Brandão dos Anjos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44729

Resumen

A tecnologia quando integrada ao ensino-aprendizagem constitui uma estratégia interessante à prática pedagógica. O uso de recursos audiovisuais (RAV) em ambiente de sala de aula auxilia as percepções da ciência e de seus desdobramentos, além dos aspectos ilustrativos, informativos e motivacionais. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a utilização de RAV no ensino de Ciências e o processo de recontextualização pedagógica de Bernstein, buscando estabelecer um paralelo entre os temas. São abordados os três contextos do discurso que envolvem a produção, reprodução e relocação, considerando que a ordem social e a distribuição de poder influenciam diretamente as relações pedagógicas. Identificando a presença de códigos nos RAV e a abrangência dos conceitos de classificação e enquadramento da Teoria de Bernstein, é possível avaliar o uso desses materiais em sala de aula de Ciências. Como os audiovisuais não são essencialmente produzidos com fins didáticos, mas regidos por outros discursos, é necessária uma adaptação à exibição desses materiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana dos Santos Ribeiro Alves, Professora de Biologia da rede privada de ensino

Professora de Biologia da rede privada de ensino com licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é aluna do mestrado acadêmico de Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Maylta Brandão dos Anjos

Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Diretora de Ensino do Câmpus Mesquita do IFRJ.

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

RIBEIRO ALVES, M. dos S.; ANJOS, M. B. dos. A recontextualização pedagógica para o uso de recursos audiovisuais no ensino de Ciências. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 261–279, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44729. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44729. Acesso em: 22 jul. 2024.