Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais

Autores/as

  • Noeli Batista dos Santos Professora Assistente na Faculdade de Artes Visuais/UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44694

Resumen

O presente artigo compartilha o relato de experiência do processo metodológico desenvolvido no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais V, do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade presencial, da Faculdade de Artes Visuais da UFG, no segundo semestre do ano letivo de 2015. No decorrer da disciplina, foi proposto ao grupo de estudantes o desenvolvimento de projetos de ensino tendo como fio condutor a proposta metodológica denominada Jogo da Poética. Neste exercício reflexivo, por meio da análise processual e, também, dos relatórios finais dos projetos desenvolvidos pelos grupos, observou-se posturas dialógicas em relação às dimensões pedagógica, sociocultural e institucional dos espaços de imersão. Da mesma forma, temas, conteúdos, linguagens artísticas e formas de compartilhamento foram construídas em grupo por meio de uma escuta sensível aos parceiros – docentes regentes, estudantes e colegas de disciplina – nos espaços escolhidos, que durante todo o processo desafiaram e motivaram o coletivo descrito no desejo à docência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Noeli Batista dos Santos, Professora Assistente na Faculdade de Artes Visuais/UFG.

Doutoranda em Educação pela UnB. Mestre em Cultura Visual pela UFG. Licenciada em Artes Visuais e Bacharel em Design Gráfico. Professora Assistente na Faculdade de Artes Visuais/UFG.

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

SANTOS, N. B. dos. Quando a metodologia é a poética: experiências formativas na disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 41–53, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44694. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias