Concepções de deficiência: um estudo sobre a representação social da diversidade humana ao longo da história

Autores/as

  • Denise Soares da Silva Alves Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43435

Resumen

Este artigo consiste no estudo da relação da sociedade com a deficiência ao longo da história, tratando dos pressupostos filosóficos que determinaram tal relação, permitindo compreender, desde a era primitiva até a segunda metade do século XX, as concepções de deficiência constituídas em contextos sócio-históricos distintos. O estudo reflete acerca da percepção de cada sociedade em relação à pessoa com deficiência e discute ainda o lugar ocupado por essas pessoas nessas sociedades, mostra como o avanço dessas concepções esteve atrelado ao avanço na conquista e garantia dos direitos fundamentais e aponta que a evolução cultural implicou em modificações sociais que ajudaram a construir uma nova realidade social e educacional para as pessoas com deficiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Soares da Silva Alves, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professora de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA).

Publicado

2016-09-27

Cómo citar

DA SILVA ALVES, D. S. Concepções de deficiência: um estudo sobre a representação social da diversidade humana ao longo da história. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 31–44, 2016. DOI: 10.5216/rp.v28i1.43435. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43435. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Inclusão: todos na escola de educação básica!