As escolas quilombolas em Goiás – retrato da escola na relação com o poder público dos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42300Resumen
Este manuscrito tem por objetivo discutir sobre o quadro político em que se encontram as escolas quilombolas do estado de Goiás. Situamos essas escolas no contexto da política de reconhecimento das terras quilombolas e desse modo expressa que os sujeitos sociais interagem na relação com o poder público, o que significa dizer que a escola está inserida numa realidade sócio-política de tensão e conflitos. Acreditamos que a relação escolas quilombola e poder público, no atual governo do estado de Goiás têm refletido uma situação de descontinuidade da política pública. Para elaborar essa reflexão nos embasamos em pesquisas de campo realizadas sobre as escolas quilombolas dos quilombos Cavalcante e Mesquita. Portanto, o relatório da pesquisa intitulada: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA COMUNIDADES RURAIS NEGRAS - Quilombos (Brasil)–Levantamento Socioeducacional Sobre os Professores das Escolas Quilombolas em Goiás e levantamentos realizados junto ao setor de educação do campo da Secretaria de Educação de Goiás foram fundamentais para a constituição deste. Por fim dizer que encontramos nas escolas tais problemas: qualificação dos educadores, infra-estrutura, sem acesso a internet e sem recursos didáticos mais simples, porém, identificamos sujeitos sociais participativos e de muito engajamento político no seu quer fazer docente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-15
Cómo citar
RIBEIRO, C. M.; PEREIRA, M. C. As escolas quilombolas em Goiás – retrato da escola na relação com o poder público dos anos 2000. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 259–270, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42300. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42300. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Escolas Criativas
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).