Mística ecológica para uma caminhada ecopedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42298Resumen
A mística ecológica está sendo compreendida como uma disposição vinculante de sujeitos que estão fazendo a experiência do mistério, que pode ser vivenciada na interioridade da própria pessoa, na vinculação com os outros, na conexão com o meio ambiente ou na contemplação do sagrado. A proposição deste trabalho, porém, é perceber como esta reflexão e esta prática se dariam na conectividade com a natureza, optando-se pela sua materialização por meio de um processo pedagógico que privilegia a subjetividade feminina, principalmente pelo exercício das virtudes da hospitalidade, da responsabilidade e do cuidado com o planeta. A inspiração deste texto teve como referência um comprometimento do autor com a realidade ecológica, mas que veio se apoiar no documento do Papa Francisco: Laudato Si’, que propõe o cuidado da casa comum. Além disso, uma entrevista com a poetisa Adélia Prado, da qual foram extraídas algumas epígrafes, foi de fundamental importância para a formatação desta temática. Por isso, o objetivo deste artigo é despertar para uma mística ecológica, que mediada por uma caminhada ecopedagógica, possa contribuir com o cuidado da casa comum, que é o planeta terra.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-15
Cómo citar
SÍVERES, L. Mística ecológica para uma caminhada ecopedagógica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 221–241, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42298. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42298. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Escolas Criativas
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).