Por que uma escola criativa?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42289Resumen
Este breve ensaio tem o objetivo de expor ideias e reflexões a respeito pergunta título desse texto: Por que uma escola criativa? O próprio estilo reserva a flexibilidade na organização das ideias expostas, pois se trata de defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre a temática das Escolas Criativas, a qual tenho o prazer de investigar e me relacionar com experiências criativas variadas e diversas umas das outras, num movimento de reencantar o ensino e, consequentemente, reencantar a aprendizagem. Temos o aporte teórico de autores como Ilya Prigogine, Edgar Morin, Maria Cândida Moraes, João Henrique Suanno, Carl Rogers, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Basarab Nicolescu, Lindalva Pessoni Santos, Zygmunt Bauman, Marilda Aparecida Behrens, Carlos Rodrigues Brandão, Maria José de Pinho e vários outros que consubstanciam as elocubrações aqui colocadas. Não há a intenção aqui de comprovação do que foi dito, mas de incitar novas reflexões a partir do tema que suscita, na atualidade, uma ideia de transformação da educação, a partir, nesse caso, da transformação da escola como desenvolvedora do seu próprio potencial criativo, assim como de seus alunos. Assim, para iniciar esse diálogo, procuro responder à diversas perguntas que se me surgem sobre a pergunta inicial. E assim se segue...Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-15
Cómo citar
SUANNO, J. H. Por que uma escola criativa?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 81–97, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42289. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Escolas Criativas
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).