O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38563Resumen
Este artigo relata algumas considerações advindas de investigação na tentativa de refletir sobre o habitus professoral na constituição da prática pedagógica dos professores. Esta reflexão possibilita compreender como a trajetória de vida dos professores influencia na constituição do ser professor e, para isso, considera que seus saberes e ações, são provenientes das experiências dos diversos campos sociais dos quais esses professores originam ou convivem. Para tanto, são analisados dois conceitos: habitus, segundo a teoria sociológica de Pierre Bourdieu; e o conceito de habitus professoral, apreendido em artigos e textos que analisam e refletem sobre os saberes docentes, as relações entre o habitus e a prática, particularmente, em Philippe Perrenoud. O resultado deste estudo permite entender que a constituição do professor não está delimitada apenas à sua formação e fornece elementos suficientes para compreender como o habitus professoral está presente nas práticas pedagógicas dos professores. Para confirmar esse resultado, foram realizadas entrevistas com cinco professores que afirmaram terem sido influenciados por alguns professores na escolha, da profissão, na maneira de agir em sala e que, utilizam ainda hoje, dessas influências e experiências, aliadas ao tempo de docência, para fazerem-se professores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-11-19
Cómo citar
BALDINO, J. M.; DONENCIO, M. C. B. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 263–281, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38563. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38563. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Outros Artigos
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).