Paralisia cerebral, recursos tecnológicos, letramento e inclusão
Resumen
Como realizar procedimentos de leitura, compreensão e produção textual com sentido e significado a partir de atividades no computador, de modo que possam contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com paralisia cerebral? Esta foi a pergunta que norteou um dos projetos do Programa de Informática na Educação Especial (PIEE) executado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Goiânia. Sob a luz da perspectiva sócio-histórico-cultural de Vygotsky (1995; 2005), este texto apresenta e discute a trajetória de um de seus participantes, um aluno com distorções fonêmicas na linguagem oral e na escrita e uma alfabetização meramente funcional que, chegando à instituição, foi convidado a interagir com alguns recursos tecnológicos. No início, a professora propôs atividades de completar palavras, mas depois passou a orientá-lo a construir cartões personalizados para pessoas de seu convívio, a pesquisar na internet e a produzir um livro digital. O que mais motivou essa criação foi o encantamento do aluno pela leitura do livro “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, de Otávio Roth. A apresentação e discussão de “O menino que saiu do ensino especial e foi para a escola normal”, de sua autoria, tem por objetivo mostrar a sensibilidade e a clareza com que esse aluno organiza suas ideias, reconhece sua história de vida, suas dificuldades e conquistas, e demonstra a gratidão que sente pela família, em especial por sua mãe e todas as outras que cuidam de seus filhos especiais, reiterando, assim, a relevância de uma aprendizagem significativa que considera o letramento como uma forma de percepção e de ação do sujeito em relação a si mesmo, à família, à escola e à sociedade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-26
Cómo citar
SANTOS, M. C. O.; MESQUITA, D. N. C. Paralisia cerebral, recursos tecnológicos, letramento e inclusão. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 331–337, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38328. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Relatos de Experiências
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).