Um estudo sobre avali(a)ção e a dimensão ensino-aprendizagem no PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38312Resumen
O foco desta pesquisa de mestrado em andamento é a avaliação da aprendizagem desenvolvida com os professores de Matemática, Física, Química, Biologia junto aos alunos do Proeja Secretariado, no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí. O objetivo geral é criar um espaço coletivo constituído por docentes e alunos envolvidos no curso alvo com vistas à construção e implementação de uma proposta de avaliação emancipatória e omnilateral. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação (FRANCO, 2005; PIMENTA, 2005; THIOLLENT, 2012) Esteban (2010), tendo como instrumentos de coleta de dados questionários semiestruturados, sessões de grupo focal realizadas com os dois grupos e dados documentais. A partir da análise de conteúdos (BARDIN, 2011) dos dados, este estudo já evidencia que a avaliação realizada pelos professores ainda é uma prática avaliativa tradicional/conservadora, embora disponham e apliquem uma diversidade de instrumentos avaliativos que permitem coletar dados para uma avaliação contínua, mas ainda não se caracterizam como um processo formativo e diagnóstico. Constatou-se nos discursos o desejo dos professores e alunos de romper com as práticas inerentes ao modelo liberal conservador, mas sua efetivação prática não acontece plenamente, pois somente aos poucos esta visão está sendo superada com a participação e construção conjunta e colaborativa de docentes e discentes. As concepções declaradas e as práticas avaliativas que são vivenciadas pelos professores e alunos são contraditórias e incoerentes e podem ser diagnosticados como progressos, retrocessos e entraves no desenvolvimento profissional dos professores e na formação emancipatória e omnilateral dos educandos.Descargas
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Publicado
2015-10-26
Cómo citar
MANI, O.; BEZERRA, D. Um estudo sobre avali(a)ção e a dimensão ensino-aprendizagem no PROEJA. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 203–218, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38312. Acesso em: 19 dic. 2024.
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Artigos
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