A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38235Resumen
Esta pesquisa, pretende apresentar alguns resultados metodológicos de experiência pedagógica que desenvolveu uma construção de vídeos com alunos do Ensino Médio em escola do Norte do Paraná. A questão principal que direcionou a pesquisa, foi o que os alunos podem compreender a respeito do conceito Participação Política a partir da elaboração de vídeos como ferramenta de ensino nas aulas de Sociologia. Essa questão é relevante por estar relacionada a estudos sobre as novas tecnologias no espaço escolar como processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi utilizada a pesquisa participante e análise documental de DCE/Sociologia (2008) e do Parecer CNE/CP nº. 08/2012 (BRASIL, 2012). Foram empregados como instrumento metodológico e avaliativos o desenvolvimento dos vídeos e a elaboração de trabalhos escritos. Os resultados mostraram que a elaboração de vídeos promoveu a interação entre os alunos, bem como contribuiu para a formação da escola como um espaço para a constituição de direitos e de cidadania. Dessa maneira, espera-se oferecer uma contribuição para novas propostas de ensino que consolidem uma Educação em Direitos Humanos.Descargas
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Publicado
2015-10-23
Cómo citar
YOSHIMOTO, G. M. F.; PEREIRA, D. da S. A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 283–294, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38235. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38235. Acesso em: 22 dic. 2024.
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