Análise dos conteúdos culturais de um livro didático de espanhol como língua estrangeira em uma perspectiva intercultural

Autores

  • Jandira Sá Bulzacchelli Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.
  • Newton Freire Murce Filho Cepae/UFG
  • Magali Saddi Duarte Cepae/UFG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os conteúdos culturais do livro didático (LD), de língua espanhola, Cercanía: espanhol (COIMBRA; CHAVES; ALBA, 2012), do 9º ano, da Educação Básica, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (Brasil, 2014) e distribuído às escolas brasileiras. As perguntas que orientam o estudo são as seguintes: Qual é a concepção de cultura predominante em Cercanía: espanhol? De que maneira os conteúdos culturais e as atividades de compreensão leitora (ACL) sobre os conteúdos culturais deste LD podem contribuir para um processo de ensino-aprendizagem intercultural? O referencial teórico que fundamenta a pesquisa está baseado em: Brasil (1996, 1998), Canale e Swan (1980), Casal (1999), Chaui (2008), Delors (1998), Geertz (1989), López (2005), Miquel e Sans (1992) e Thompson (1998). Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter documental e com uma perspectiva qualitativa e interpretativa. As análises apontaram que neste LD: língua e cultura estão integradas; comparecem conteúdos culturais representativos da cultura com maiúscula, minúscula e com K; há tanto ACL de bases estruturalistas, quanto de bases comunicativas, prevalecendo as do primeiro modo. Constatou-se que os tipos de cultura não são os fatores determinantes para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem intercultural, mas sim a proposta de ACL comunicativas que favorecem leituras críticas dos aspectos culturais da língua-alvo e da língua materna do aprendiz de língua estrangeira. O papel do professor como mediador constituiu também fator significativo para um processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Freire Murce Filho, Cepae/UFG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. PPGEEB/CEPAE/UFG.

Magali Saddi Duarte, Cepae/UFG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

BULZACCHELLI, Jandira Sá; MURCE FILHO, Newton Freire; DUARTE, Magali Saddi. Análise dos conteúdos culturais de um livro didático de espanhol como língua estrangeira em uma perspectiva intercultural. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 341–348, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38185. Acesso em: 5 dez. 2025.