Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio
Resumen
Esta dissertação de mestrado em processo de construção investiga a seguinte questão desencadeadora da pesquisa: Que intervenções pedagógicas relacionadas às operações de raciocínio o professor de Língua Portuguesa pode realizar em sala de aula para favorecer o desenvolvimento da competência leitora em estudantes do Ensino Médio? Este trabalho acadêmico-científico tem por objetivo central a elaboração de um produto educacional que consiste em um caderno de atividades didáticas, referentes às distintas operações de raciocínio - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, que auxilie o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes uma leitura mais eficaz de textos. O embasamento teórico é constituído de princípios da Psicolinguística, Psicopedagogia, Linguística Textual e Linguística Aplicada. A metodologia implica em uma pesquisa bibliográfica, descritiva, experimental e analítica. Já foram escolhidas as operações de raciocínio a serem exploradas, elaborados os seus conceitos e preparadas algumas atividades constituintes do material didático.Descargas
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Publicado
2015-10-21
Cómo citar
SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de; SANTOS, Givan José Ferreira dos. Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 279–285, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38177. Acesso em: 5 dic. 2025.
Número
Sección
Relatos de Experiências
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