Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio
Resumen
Esta dissertação de mestrado em processo de construção investiga a seguinte questão desencadeadora da pesquisa: Que intervenções pedagógicas relacionadas às operações de raciocínio o professor de Língua Portuguesa pode realizar em sala de aula para favorecer o desenvolvimento da competência leitora em estudantes do Ensino Médio? Este trabalho acadêmico-científico tem por objetivo central a elaboração de um produto educacional que consiste em um caderno de atividades didáticas, referentes às distintas operações de raciocínio - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, que auxilie o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes uma leitura mais eficaz de textos. O embasamento teórico é constituído de princípios da Psicolinguística, Psicopedagogia, Linguística Textual e Linguística Aplicada. A metodologia implica em uma pesquisa bibliográfica, descritiva, experimental e analítica. Já foram escolhidas as operações de raciocínio a serem exploradas, elaborados os seus conceitos e preparadas algumas atividades constituintes do material didático.Descargas
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Publicado
2015-10-21
Cómo citar
SOUZA, S. R. A. N. de; SANTOS, G. J. F. dos. Produção didática sobre operações de raciocínio para leitura competente de textos por estudantes do ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 279–285, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38177. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Relatos de Experiências
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