Formação colaborativa, fundamentos de defectologia e inclusão escolar
Resumen
Este relato de experiência apresenta e discute o curso de formação permanente, na modalidade semipresencial, “Inclusão e Letramento”, que vem sendo oferecido a professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Secretaria Municipal de Goiânia, como parte da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG). O problema central da investigação é identificar uma estrutura de curso que privilegie a formação desses e, consequentemente, de outros profissionais que atuam na educação inclusiva, não apenas de forma teórica, mas também prática, a fim de que, colaborativamente, possam potencializar o desenvolvimento cognitivo dos alunos de educação especial, em suas salas de multirecursos. Segundo orientação do MEC (2008), o atendimento educacional especializado deve ter como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Para tanto, esse curso piloto foi pensado segundo os Fundamentos da Defectologia de Vygotsky (1995), quando sustenta que os sujeitos limitados por deficiências não são menos capazes, mas apenas se organizam cognitivamente de formas diferentes, e que, em sendo assim, suas peculiaridades devem ser identificadas e explicadas, a fim de que os ciclos e as metamorfoses de seus desenvolvimentos possam lançar luz às formas práticas de o educador planejar e executar o ensino escolar de todos os aprendizes. A título de exemplo, serão explicitados os fundamentos que regem algumas atividades preparadas com recursos midiáticos, que foram desenvolvidas e socializadas pelos professores de AEE na Plataforma Moodle do site www.cepae.ufg, durante os três primeiros meses do curso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-13
Cómo citar
VIEIRA, A. H.; MESQUITA, D. N. de C. Formação colaborativa, fundamentos de defectologia e inclusão escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 323–330, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38037. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Relatos de Experiências
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).