Uma análise do processo de ensino-aprendizagem na formação de conceitos científicos de doenças epidêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37989Resumen
As investigações no ensino de ciências apontam que, mesmo após o período de escolarização, os estudantes apresentam dificuldades na formação de conceitos científicos. Diante dessa problemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar o processo de ensino-aprendizagem de ciências, especificamente na elaboração de conceitos sobre o conteúdo doenças epidêmicas. Nessa perspectiva, o objeto de estudo será o processo de ensino-aprendizagem de ciências e os sujeitos da pesquisa serão os estudantes do sétimo ano de uma escola pública da região norte do Paraná. Para tanto, utiliza-se da elaboração e aplicação de um produto educacional, materializado em uma sequência didática interativa, que propõe o trabalho em grupo mediante a utilização de diversas atividades, dentre as quais se destacam as TIC, pautadas na investigação e problematização de situações que envolvem a aplicação de conceitos científicos de doenças epidêmicas. A metodologia de pesquisa tem caráter qualitativo e segue um percurso que permite diagnosticar o conhecimento prévio, o envolvimento e a participação dos estudantes em atividades investigativas, mediante o trabalho em grupo. Para interpretação dos dados será empregada a técnica análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) e, como marco teórico, a teoria de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky (2007; 2010). Espera-se que o produto educacional elaborado e aplicado seja potencial para a aprendizagem de conceitos científicos necessários à compreensão da realidade e à tomada de decisões em prol da transformação desta, no sentido de promover a participação cidadã dos estudantes na resolução de problemas em seu cotidiano.Descargas
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Publicado
2015-10-09
Cómo citar
SENA, J. Y. de; ROCHA, Z. de F. D. C. Uma análise do processo de ensino-aprendizagem na formação de conceitos científicos de doenças epidêmicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 183–196, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37989. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37989. Acesso em: 19 dic. 2024.
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Artigos
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