Proposta Pedagócias para o Ensino Médio: filogenia de animais

Autores/as

  • Welinton Ribamar Lopes
  • Maria Judy de Mello Ferreiro
  • Maria Nazaré Stevaux

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v18i2.3417

Resumen

Resumo A Sistemática Filogenética, especialmente quando discutida no contexto da Biogeografia, causou um enorme impacto no entendimento da biodiversidade. A classificação tradicional, incoerente com uma visão evolutiva do sistema vivo, tende a ser abandonada. A despeito da ampla aceitação científica, os novos conhecimentos são adotados tardiamente na formação acadêmica em Ciências Biológicas, e no Ensino Básico. O tratamento da Biodiversidade, mantido numa visão tradicional, reforça idéias equivocadas sobre a sistematização do universo biológico. Este trabalho criou e avaliou uma nova metodologia de ensino/aprendizado, com base na Sistemática Filogenética, para o Ensino de Zoologia no Ensino Médio. O objetivo maior foi possibilitar aos alunos o entendimento do universo vivo na dinâmica do processo evolutivo, habilitando-os a perceber a sua ordem natural e aproximando-os dos métodos que permitem resgatar a história da biodiversidade. Palavras-chave: Ensino, Zoologia, Filogenia.

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Publicado

2008-03-01

Cómo citar

LOPES, W. R.; FERREIRO, M. J. de M.; STEVAUX, M. N. Proposta Pedagócias para o Ensino Médio: filogenia de animais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 263, 2008. DOI: 10.5216/rp.v18i2.3417. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/3417. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos