Entre silêncios e representações: história e cultura indígena no ambiente escolar

Autores/as

  • Maria Geralda de Almeida Moreira Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34131

Resumen

O presente texto apresenta os resultados parciais do projeto de pesquisa Identidades em Construção: o ensino de História e Cultura Indígena nas Escolas, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Iporá. O projeto visa identificar e analisar as representações que os alunos de 6º e 9º anos constroem sobre os Indígenas e quais (qual) são as influências da escola e dos materiais didáticos, neste caso, do livro didático, sobre o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos. Por meio da análise das referências bibliográficas e da pesquisa de campo com base em uma abordagem metodológica qualitativa, observamos que os elementos da cultura material, já consagrados pela literatura e pela historiografia brasileiras permanecem nas narrativas dos sujeitos da pesquisa como definidores da cultura e da identidade dos Indígenas, o que demonstra que as novas abordagens da história e da(s) cultura(s) dos Grupos Indígenas não logram ultrapassar os muros da academia e os ciclos de pesquisadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Geralda de Almeida Moreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Iporá. Coordenadora de área do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID/CAPES) de História da UEG de Iporá.

Publicado

2015-02-24

Cómo citar

MOREIRA, M. G. de A. Entre silêncios e representações: história e cultura indígena no ambiente escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 175–188, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34131. Acesso em: 19 dic. 2024.