Avanços e dificuldades na volta do ensino de Sociologia ao currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34122Resumen
Aborda o processo histórico de construção, declínio e retorno da Sociologia ao currículo escolar do ensino médio, contemplando a reforma educacional advinda do restabelecimento da democracia no país, o papel do professor de Sociologia na seleção e enfoque dos conteúdos para a formação do estudante secundarista e a missão daquela disciplina diante das recentes transformações políticas, econômicas e sociais que presenciamos em nosso cotidiano e que se refletem na escola. As experiências vivenciadas em sala de aula com estudantes do ensino médio e com os graduandos da licenciatura em Ciências Sociais também estão presentes neste trabalho. O retorno apresentado por estes estudantes e as informações repassadas por professores de diferentes instituições de ensino apontam os problemas atuais enfrentados nas escolas, como a fragilidade na abordagem dos conteúdos sociológicos, a insipiência da disciplina trabalhada em razão da reduzida carga horária e a ausência de professores com formação específica em Sociologia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-02-24
Cómo citar
CARMO, E. F. do. Avanços e dificuldades na volta do ensino de Sociologia ao currículo escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 17–30, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34122. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).