Avanços e dificuldades na volta do ensino de Sociologia ao currículo escolar

Autores/as

  • Erinaldo Ferreira do Carmo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34122

Resumen

Aborda o processo histórico de construção, declínio e retorno da Sociologia ao currículo escolar do ensino médio, contemplando a reforma educacional advinda do restabelecimento da democracia no país, o papel do professor de Sociologia na seleção e enfoque dos conteúdos para a formação do estudante secundarista e a missão daquela disciplina diante das recentes transformações políticas, econômicas e sociais que presenciamos em nosso cotidiano e que se refletem na escola. As experiências vivenciadas em sala de aula com estudantes do ensino médio e com os graduandos da licenciatura em Ciências Sociais também estão presentes neste trabalho. O retorno apresentado por estes estudantes e as informações repassadas por professores de diferentes instituições de ensino apontam os problemas atuais enfrentados nas escolas, como a fragilidade na abordagem dos conteúdos sociológicos, a insipiência da disciplina trabalhada em razão da reduzida carga horária e a ausência de professores com formação específica em Sociologia.

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Biografía del autor/a

Erinaldo Ferreira do Carmo, UFPE

Doutor em Ciência Política com Licenciatura Plena em Ciências Sociais. Professor de Sociologia do Colégio de Aplicação e de Prática de Ensino de Ciências Sociais na Licenciatura do Centro de Educação da UFPE.

Publicado

2015-02-24

Cómo citar

CARMO, E. F. do. Avanços e dificuldades na volta do ensino de Sociologia ao currículo escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 17–30, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i1.34122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/34122. Acesso em: 16 jul. 2024.