Um computador por aluno: o Projeto Político-Pedagógico das escolas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21210Resumen
Inicialmente, pretende-se apresentar alguns argumentos sobre a importância do Programa Um Computador Por Aluno, como política pública que se propõe a democratizar o acesso e possibilitar a inclusão digital de gestores, professores e alunos da escola pública no Brasil. Em seguida, anunciar a proposta de integração das TIC nos documentos que retratam o Projeto Político-Pedagógico, em três escolas dos estados de Goiás, São Paulo e Tocantins. O presente artigo é o resultado da primeira etapa do projeto de pesquisa intitulado A sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade, aprovado pelo Programa Nacional de Pós- -Doutorado (PNPD), de 2010, edital n. 001/2010 (MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP), que incentiva o participante a realizar uma pesquisa documental sobre a integração das TIC ao currículo da Educação Básica, no Projeto Político-Pedagógico das escolas. A metodologia empregada neste projeto constituiu-se na análise de documentos que retratam o Projeto Político-Pedagógico das seguintes escolas: Escola C. E. M. Professora Neyde Tonanni Marão, no estado de São Paulo, Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Tocantins, e o Colégio Estadual Roque Romeu Ramos, de Goiás. Com base na análise dos documentos das escolas, depreende-se que consideram imprescindível registrar no Projeto Político-Pedagógico a relevância do acesso aos avanços científicos e tecnológicos, como saberes e habilidades para que o aluno exerça sua cidadania de forma plena, no século XXI. Porém, evidencia-se a necessidade de informações sobre as ações desenvolvidas, as dificuldades e soluções apresentadas, como também os avanços alcançados e os desafios presentes.Descargas
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Publicado
2012-11-29
Cómo citar
LEMOS, S. D. V. Um computador por aluno: o Projeto Político-Pedagógico das escolas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21210. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21210. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais
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