Corpo, escola, identidade: rompendo fronteiras de gênero no estágio supervisionado do curso de ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v29i1.53666Abstract
O texto apresenta um relato das experiências vivenciadas pelos alunos de Estágio Supervisionado I (ES I) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, quando do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica em uma escola campo de Goiânia.. Foram propostas oficinas com o objetivo de construir de forma dialógica com os alunos da escola campo os caminhos que viessem a pavimentar a formação de uma identidade de gênero, visando à construção de um ambiente escolar mais harmonioso e menos discriminatório. Foi possível constatar, com a execução deste projeto, que a discussão da temática deve ser recorrente no interior das instituições escolares, levando a um processo de vigilância constante das práticas pedagógicas desenvolvidas e do material didático empregado, com vista a não disseminar padrões homofóbicos, misóginos e sexistas. Afinal, a escola, na condição de instituição social voltada para a formação humana, deve fazer valer seu papel e mediar a discussão e reflexão crítica das questões de gênero e sexualidade.Downloads
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Published
2018-06-26
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GONTIJO, L. S.; BAIA, T. R.; LEÃO, L. de O.; NETO, J. F. de O. Corpo, escola, identidade: rompendo fronteiras de gênero no estágio supervisionado do curso de ciências biológicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rp.v29i1.53666. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/53666. Acesso em: 19 dec. 2024.
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