Reinvenção guiada e o ensino de Matemática: um estudo das representações semióticas que emergem de uma atividade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52777Abstract
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa na qual investigamos as representações semióticas para os objetos matemáticos em uma atividade desenvolvida segundo a estratégia de ensino da reinvenção guiada. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval e nos princípios da abordagem de ensino da Educação Matemática Realística. As nossas reflexões são subsidiadas pela análise da produção escrita de professores em formação em um curso de curta duração. Por meio das representações que emergiram de uma atividade desenvolvida no âmbito do curso, pudemos inferir que o contato com diferentes representações semióticas possibilita sua complementação e a compreensão dos objetos matemáticos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-05-02
How to Cite
MENDES, M. T.; SILVA, K. A. P. da. Reinvenção guiada e o ensino de Matemática: um estudo das representações semióticas que emergem de uma atividade. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52777. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52777. Acesso em: 19 dec. 2024.
Issue
Section
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).