Educação dialógica e ensino de teatro: aproximações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44725Abstract
O presente trabalho possui como objetivo problematizar os caminhos para o planejamento de um ensino dialógico de teatro, considerando o pensamento freireano com relação ao diálogo, e a necessidade de uma educação para a emancipação dos sujeitos. A investigação se desenvolve contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos. Desse modo, os referenciais teóricos desta escrita situam-se nos trabalhos de Paulo Freire no que se refere principalmente à educação dialógica, e nas produções do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (Cenotec/UFRN), no que diz respeito à construção de um processo educativo que considera as realidades dos sujeitos, estabelecendo relações entre essas realidades e os conhecimentos específicos da área ensinada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-21
How to Cite
SILVA, I. M. da. Educação dialógica e ensino de teatro: aproximações pedagógicas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 203–219, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44725. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
License
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).